sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia 146 - Aniversário de casamento

Ok, você ai que não está fazendo nada e resolveu dar uma lida aqui nesse blog. Quantas pessoas você conhece que fazem parte de uma família cujos pais são separados/divorciados? Um monte, aposto. É... hoje em dia as coisas são fáceis, casa-separa-casa de novo... Não que isso seja um problema: sou muito a favor do divórcio porque o que não vale a pena é se amarrar num casamento que te faça infeliz. 
Acho muito válido que as pessoas possam se apaixonar muitas vezes na vida, sentir o friozinho na barriga, perder o apetite, sentir o ar faltar quando "aquela" pessoa chega perto. Passei por isso muitas vezes e nunca achei ruim. Casamento não precisa ser pra sempre se não tem uma razão pra ser.  Acontece com namorado, com aquela paixãozinha adolescente, com aquele amor infantil cada mês por uma pessoa diferente... E estamos num tempo onde as emoções afloram e a gente as segue - e isso não devia ser um problema.
E isso mais ou menos é o que acontece com meus pais: eles seguem as emoções deles e essa emoção que os rege é o amor.
Passada aquela paixão, o frio na barriga, todo aquele sofrimento... Eles dois estão lá, lindos, dia após dia, aprendendo um com o outro, enfrentando momentos difíceis, curtindo os momentos bons. Meu pai deixando minha mãe maluquinha com a cabecinha de vento dele; minha mãe cuidando dele com um carinho todo especial. Depois de 38 anos casados (juntos há 43) eles ainda andam de mãos dadas. Nunca vi um perder a paciência com o outro ou falar mais alto num momento de discordância. Na verdade, nunca os vi discordando um do outro. Não que eles sejam sem personalidade - longe disso! Mas se eles tem um assunto pra discutir, isso nunca é público. Eu nunca vi acontecer. E olha que eu morei com eles por mais de 30 anos e, curiosa como eu sou deve ter sido bem difícil esconder de mim o que estava acontecendo.
Esse final de semana eles viajaram pra comemorar o aniversário de casamento. Olha que gracinha. Parecem dois adolescentes. E acho que é assim que o amor deles é: sempre novo. Feito aquela música do Kid Abelha (entreguei minha idade, né?) "Ninguém podia imaginar a gente separado..." É assim que eles são - inseparáveis. Apesar de ser muito bom pra mim e pros meus irmãos, isso também me dá um certo medo porque eu sei que, no dia que um deles se for, o outro vai logo em seguida.
Eu sei que eles amam os filhos que eles tem, mas o amor de um pelo outro é ainda maior que isso. É exatamente o amor que todo mundo sonha encontrar, é aquela coisa pra qual todo mundo diz SIM no dia do casamento, parece até com as historinhas que a gente ouve nos contos de fadas "...e foram felizes para sempre." Se eles tem um ao outro, eles têm o mundo pra eles.
Parabéns coisas mais lindas do meu viver. 38 anos sob o mesmo teto não é coisa pra qualquer um.


Provavelmente em 1978...



2 comentários:

  1. Nossa, faz uma meia hora que li tudo isso, e não consigo parar de chorar...lindo...assim como eles...sem palavras...amo...bj saudades sempre Laís

    ResponderExcluir
  2. Ô que foto mais legal do mundo! adoreiiiiiiiii! sua carinha e do Ju tão meigas... e sua mamy com a cara da Lari, fala sério né! Sogrinho com cara de menino, uma maravilha! Lindas palavras cunhadinha, a história deles é mesmo o máximo! beijoconas

    ResponderExcluir